Bob Marley Músico jamaicano | sunsplashradioreggae
Facebook Twitter Google Plus

post:


Bob Marley Músico jamaicano


 Bob Marley (1945-1981) foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, responsável por tornar o reggae um ritmo conhecido mundialmente. Foi também um dos maiores representantes do movimento religioso Rastafári.

Primeiros anos

Robert Nesta Marley nasceu em Saint Ann, zona rural do norte da Jamaica, no dia 06 de fevereiro de 1945. Era filho de um militar branco, capitão do exército inglês, e de uma jovem negra jamaicana.

Sua mãe Celella Booker deu a luz com apenas 18 anos após ter se envolvido com o britânico de mais de 50 anos, que passou a ajudar financeiramente no sustento do filho, mas não era presente.

Após a morte do pai, em 1955, Marley e sua mãe foram morar na comunidade de Kingston. Lá, Bob sofreu discriminação por ser fruto de uma relação entre uma negra e um branco, sendo assim "pardo", fato que não era bem visto pelos negros daquela época e lugar.

Carreira musical

Os amigos, Bob Marley e O’Riley Livington – o “Bunny”, começaram a fazer música e usavam instrumentos improvisados.

Posteriormente, através do cantor local Joe Higgs, que lecionava canto, Bob e Bunny conheceram Peter McIntosh que se juntou ao grupo.

Em 1962, o empresário Leslie Kong ouviu Marley cantar e o convidou para gravar em estúdio o single “Judge Not”, era o início da carreira de Marley.

No ano seguinte, Marley formou, junto com Bunny e Peter, um grupo de reggae chamado Wailing Waillers. Eles tocavam o principal ritmo do país, o ska, do qual se originou o reggae, que se baseia em uma mistura de sons africanos com o rhythm & blues (R&B).

O primeiro single da banda, “Simmer Down”, foi a música mais executada nas rádios jamaicanas durante dois meses seguidos. Na época, o grupo já contava com mais três integrantes: Junior Braithwaite e os backing-vocal Beverly Kelso e Cherry Smith.

Em 1966, Bob Marley se casou com Rita Anderson e viajou para os Estados Unidos, onde permanece durante oito meses ao lado da mãe e do padrasto.



Share This :

0 comentários:

Postar um comentário